quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Inclusão Social: Lei do vereador Elói beneficia deficientes físicos

EM VIGOR

Ônibus adaptados com rampas para cadeirantes nas linhas municipais melhoram as condições de transportes dos usuários

Por Renata Gomes
Da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

A atenção e dedicação aos deficientes físicos de Taboão da Serra estão sempre nos projetos e leis realizadas pelo vereador José Luiz Elói, presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra. “Entre os diversos projetos que venho apresentando durante o meu mandato, a questão do transporte é uma das que mais me dediquei, pois atende aos moradores diariamente, melhorar o transporte é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, garantiu o vereador Elói.
A lei de autoria do vereador Elói (nº 1452/2003) contempla a política de inclusão social e de acessibilidade estabelecida pelo governo municipal. Aprovada em 2003 e colocada em prática desde o segundo semestre do ano passado, a lei corresponde a obrigatoriedade dos veículos de transporte coletivo de Taboão da Serra ter o acesso adaptado para portadores de deficiência física.
Hoje circulam pela cidade 11 novos microônibus adaptados para o transporte de usuários portadores de deficiência física, principalmente às pessoas que utilizam cadeiras de rodas. Os veículos adaptados estão nas linhas municipais regulares, intermunicipais e também nos transportes alternativos.
De acordo com a prefeitura, os motoristas e cobradores recebem treinamento especial para trabalhar e atender o deficiente com o cuidado que ele merece. Segundo os dados da secretaria de transporte, cerca de 2.300 pessoas portadoras de deficiência física utilizam este serviço diariamente.
“Fico feliz de ver a lei em beneficio dos deficientes sendo vigorada no município No ano passado, quando o projeto foi colocado em prática tínhamos sete microônibus atendendo a população, hoje temos 11 novos microônibus e desta forma o atendimento também cresceu e desta forma garantimos a dignidade no transporte para os deficientes”, afirmou o vereador Elói.
Segundo a secretaria de transporte, o horário de circulação dos veículos especiais é das 5 às 23 horas. Os intervalos são de uma hora e meia, porém, com a adaptação dos transportes alternativos, o intervalo passa a ser estimado em meia hora.
A lei de transportes alternativos também representa o compromisso e a preocupação do vereador Elói com a questão do transporte no município.Um dos benefícios para os usuários com os transportes alternativos é a diminuição do intervalo, desta forma o deficiente fica menos tempo esperando o transporte.

Confira as linhas que oferecem os transportes adaptados no município, além das linhas intermunicipais:

Linhas Regulares
Circular 02 – Circular 04 – Circular 05 – Circular 06 – Circular 09

Transportes Alternativos
Circular 02 – Circular 03 – Circular 06 – Circular 10

Legenda: Lei do vereador Elói garante ônibus adaptados para deficientes em Taboão

Crédito da Fotos: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal